Caderneta História da Arte – A Alma da Rosa Waterhouse

Apresentamos a nova linha da Buedía, as cadernetas História da Arte! Nesta coleção trazemos
grandes obras de domínio público. Selecionamos obras relevantes e belas para que você
possa levá-las para todo lugar com você!

A embalagem é um charme! Todos as cadernetas são embaladas em pequenas molduras de papel que vão transformar sua loja em uma galeria de arte!

Ao acessar o Qrcode presente no verso da capa você descobre informações interessantes sobre a obra, o autor e o período em que ela foi criada! Além de andar com uma caderneta linda você saberá contar a história por trás daquele quadro!

Detalhes:
Dimensões: 15×11 cm
-40 Folhas/80 Páginas
-Papel liso em cor creme, 80gr
-Capa em papel Supremo
-Laminação Fosca
-Qr code com explicação da obra. A Alma da Rosa John William Waterhouse

“The Soul of the Rose” (1908), também conhecida como “My Sweet Rose”, é uma das obras mais encantadoras de John William Waterhouse, refletindo a beleza e a sensibilidade romântica características de seu estilo. Waterhouse, um pintor inglês que inicialmente trabalhou no estilo Academicista, é mais conhecido por suas obras que adotam temas e abordagens dos pré-rafaelitas, com uma ênfase particular nas figuras femininas e na mitologia clássica.
Contexto da Obra e Inspirações
A pintura é fortemente inspirada pela poesia, especificamente pelo poema “Maud” de Alfred Lord Tennyson. O poema evoca imagens de um amor perdido e a intensidade dos sentimentos, que Waterhouse habilmente transpõe para a tela com uma mulher inalando o aroma de uma rosa, capturando a essência do verso “e a alma da rosa entrou em meu sangue”
Análise da Composição
A obra retrata uma mulher de perfil, absorvida no ato de cheirar uma rosa. Ela está elegantemente vestida e apoiada contra a parede de um jardim fechado que reforça a introspecção do momento.
Estilo e Técnica
Waterhouse é conhecido por sua habilidade em usar cores e luz para realçar a sensualidade alusiva de suas figuras femininas. Em “The Soul of the Rose”, ele utiliza uma paleta de cores suaves com tons quentes e frios que se harmonizam para criar um ambiente tranquilo e um pouco melancólico. A atenção aos detalhes na textura do vestido da mulher e nas pétalas da rosa é um testemunho de seu domínio
Modelos para a Pintura:
Waterhouse frequentemente utilizava modelos recorrentes em suas pinturas. Para “The Soul of the Rose”, acredita-se que a modelo foi Miss Muriel Foster, que apareceu em várias outras obras dele. Este uso repetido de modelos ajudava a criar uma continuidade visual e temática em sua obra. Waterhouse frequentemente pintava mulheres em contextos mitológicos ou literários, muitas vezes retratadas com uma aura de mistério e introspecção. Ele tinha uma fascinação pela figura feminina e pelas narrativas que envolvem complexidade emocional e destino trágico.
O Movimento Pré-Rafaelita
O movimento pré-rafaelita foi uma irmandade fundada em 1848 por William Holman Hunt, John Everett Millais e Dante Gabriel Rossetti, entre outros artistas ingleses. Eles rejeitavam as convenções artísticas do classicismo que eram promovidas pela Academia Real, as quais consideravam artificiais e distantes da natureza. Os pré-rafaelitas buscavam reviver a riqueza de detalhes, as cores vivas e a sinceridade emocional que observavam nas obras de arte antes de Rafael. Suas obras frequentemente apresentavam temas medievais e religiosos, com uma forte ênfase na fidelidade à natureza e em complexos simbolismos.

Código: PHA1015 Categoria: